terça-feira, 29 de janeiro de 2008

Por que "ainda" não falo Inglês?

Se você ainda não começou a estudar Inglês, a resposta é óbvia!!!Então nem preciso escrever!!
Mas se você já vem estudando há algum tempo e essa pergunta ronda sua cachola sem encontrar respostas, quem sabe você possa encontrar abaixo, pelo uma que traduza a sua realidade.
Acredito que deve sair coisas do tipo: é muito difícil essa língua, isso não é pra mim, ohh God eu não consigo, e por ai vai...

Mas na verdade, o que eu quero é compartilhar com vocês parte da minha experiência como estudante de Inglês(pois ainda o sou!). Vamos ver:

Prioridade:Ponto muito importante, a questão é, por que devo aprender esse idioma. Pesquisas indicam que uma pessoa que fala Inglês pode ter um plus de até 35% na renda em relação a aqueles que não falam Inglês. Se isso enche seus olhos, então estabeleça prioridades, separe alguns minutos do seu dia e se dedique ao estudo, pesquise fontes de estudo, a internet oferece um universo onde se pode aprender de graça. Decida!!! Dê uma olhada em Vale a Pena um Visita e você vai ver do que estou falando, e há muito mais ainda.

Timidez:Dá um branco total, sua cabeça fica um vazio, mau consegue olhar pro lado, treme na base só como olhar do professor. Hum, tímidez! e como vencer a timidez? Já decidiu de fato aprender? Ótimo, então é óleo de peróba na cara e vá em frente, não se importe com o que irão pensar ou dizer. Tudo o que importa, sabe o quer? Vocêêê!! e se isso te serve de consolo...todo mundo tem um pouco de timidez.

Não tenho vocabulário: Esse sem dúvida, eu considero uma das maiores barreiras ao desenvolvimento dos estudos. Muita gente acha que ainda não tem vocabulário suficiente e se põe a esperar até que chegue ao livro 7 ou 8 para ai sim, como num passe de mágica, começar a falar...GRANDE ERRO...comece a falar já, desde o primeiro dia de aula nem que seja um simples How are you? I am fine, thank you; ou um Good Morning, Good Evening, mas comece, crie o hábito(o hábito faz o monge). Com isso, você irá progredindo naturalmente, vá incorporando cada aula no seu dia-a-dia e quando chegar o livro 7 ou 8, você poderá estar agindo de maneira natural e quem sabe até sem aquela timidez.

Viajem ao exterior:E muito bom ir ao exterior, conhecer novas culturas(que faz parte do aprendizado), novos povos e muito mais. Mas se você acha que ainda não fala Inglês por que ainda não esteve no exterior seja a estudo ou a passeio, olha...vou te dar só um exemplo de quem não esteve no exterior e no entanto aprendeu tudo o que sabe aqui, é aqui mesmo no Brasil; Denilso de Lima, conheça a história dele e você vai entender o que eu quero dizer.

Não consigo entender a CNN: Bom, mencionei CNN apenas como um exemplo, mas podemos nos referir a diálogos, filmes, livros, revistas, etc...E ai você fala, estou estudando, vou às aulas regularmente, confesso que tento, mas não consigo. Hey man, onde está seu foco? First things First - identifique as palavras que você já conhece e eu acredito que tem muitas palavras que você conhece. Comece a praticar isso, identifique uma, duas, três, quatro palavras do seu vocabulário e já vai dar pra entender alguma coisa, dê preferência a diálogos curtos e vá se aventurando, identificou aquelas que você já conhece? Então agora sim, vai atrás das outras palavras. Faça uso de podcast onde é possível ouvir e acompanhar o texto.

E pra finalizar, eu quero te encorajar a aprender Inglês dizendo que o importante é dar o primeiro passo, estude, pratique, step by step, pratice brings perfect!e aproveitando...obrigado por prestigiarem o Englishcaffe!!See you tomorrow..

7 Comentários:

Anônimo disse...

Oi Paulo,
Legal suas dicas para encentivar o estudo continuo do Ingles.... eu estudo ingles ja faz um bom tempo, mas ainda nao tenho a fluencia que achava que teria apos tantos anos.
Sou timida, e gostaria de ter mais confiança na fluencia para poder falar sem medo de errar.Em sala de aula não tenho problemas, até que saio bem. Tenho vontade de falar ingles all day, but eu não tenho uma pessoa que converse comigo (coisas cotidianas), para praticar o que ja aprendi. Mas como sou persistente, estou sempre tentando.
Um abraço

Anônimo disse...

Olha adorei este post,realmente aprender inglês não é uma tarefa simples.Mais acho que com muito esforço a gente chega lá!!!

Keep up the good work!!!

Take care!!!

Paulo Sidney disse...

Olá Silvia, obrigado visitar e espero que continue acompanhando o blog. Fique firme nos estudos e você vai chegar lá.

Bruno, não é uma tarefa simples, mas o que é simples nesta vida, não é?
Você disse tudo, com esforço se consegue.

Abraços
Take care guys.

Unknown disse...

Voce acha que em qnto tempo se consegue fluencia ??????/ eu estudo todos os dias e sozinho...parabens pelo trabalho!!!!!!!!

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Evandro,

obrigado pela visita. O trabalho no blog anda meio desatualizado mas logo voltaremos a ativa.
Olha, na minha opinião esse negócio de fluência é meio relativo.
O mais importante é você continuar estudando e ir pondo em prática sempre que tiver oportunidade.
Em quais assuntos do seu idioma nativo você se considera fluente? em medicina, engenharia, direito?
Eu também tinha muita preocupação com esse negócio de fluência e olha, depois que eu deixei de me preocupar com isso, meu Inglês melhorou e muito.
Abraço.

Paulo Sidney

Unknown disse...

Eu estudo ingles ja 6 anos por contain propria, e Ainda hoje em dia Nao consigo ter uma conversa, e muitas vezes estao falando ingles e consigo entender o que estao falando , e tanto dificil, nao Como comecar, por favor ajuda-me Como comecar , Sera que ler muito ajuda a falar. Obrigado

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO  

BlogBlogs.Com.Br