quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

Um provérbio Chinês para aprender Inglês

Um provérbio Chinês diz algo mais ou menos assim:

quando você ouve, você esquece

quando você vê, você entende

quando você faz, você aprende...

Se você for parar pra pensar, e fazer uma retrospectiva de tudo que já aprendeu, você vai ver que esse provérbio cabe direitinho para essas situações de aprendizado e tudo aquilo que de aprendemos de fato vem do "praticar", botar em prática, fazer, por mão na massa mesmo.

Outro dia eu estava lendo o Blog English Experts - O cone do aprendizado, e realmente esse provérbio esta bem ilustrado. Mas, na verdade o que isso tem a ver com Inglês, ou seja, com o ato de aprender Inglês? a resposta é muito simples, infelizmente uma grande maioria das pessoas que se matriculam numa escola de Inglês, não chegarão ao final do curso e muito provavelmente não seria a primeira vez que estariam (re)começando um curso de Inglês. Mas por que estou falando isso gente? Porque a desistência deve-se ao fato da pessoa achar que não está aprendendo nada e muitas vezes não está mesmo, e de quem é a culpa? 70% é do próprio aluno e eu digo isso porque também já fui aluno.

Hoje dando aulas, eu percebo que o que falta mesmo é cumprir com a terceira frase do provérbio - quando você faz, você aprende -. Portanto, onde está o segredo do aprendizado, o pulo do gato ou a tão procurada fórmula mágica que vai fazer um Oxford ou um Longman entrar em nossas cabeças...simplesmente ela não existe!Tudo que se tem a fazer é praticar, praticar, praticar, fazer, falar, fazer...Se você quer realmente falar Inglês, então comece a praticar suas lições, converse em frente o espelho, fale sozinho, ouça podcast e vá repetindo o que está sendo falado, pratiquem esse é o pulo do gato, the keyword is "pratice" and pratice brings perfect.Vejo vocês amanhã..bye.

Veja também:

Por que ainda não falo Inglês?

Dicas para ser um aluno bem sucedido

Qual seu estilo de aprendizado?

2 Comentários:

Marra Signoreli disse...

Este provérbio chinês só confirma o nosso provérbio ocidental: "a prática leva à perfeição."

Amanda Guerra disse...

isso me deprimiu... eu fiz sete anos de inglês e não falo nada!!

acho que preciso passar por aqui mais vezes...

abraço!

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO  

BlogBlogs.Com.Br