segunda-feira, 21 de janeiro de 2008

O chá das cinco...

Aspectos culturais são importantes para nos aproximarmos mais da cultura de um povo, principalmente quando almejamos aprender o idioma ali falado, então até como título de curiosidade, resolvi escrever sobre um aspecto bem peculiar do povo Inglês, seu famoso chá.

Há centenas de anos o chá tem sido uma importante bebida na Grã-Bretanha e é consumido ao longo do dia na maioria dos lares Britânicos.
Estima-se que a população britânica consome diariamente 200,000,000 xícaras de chá.

O famoso chá da tarde frequentemente associado aos Ingleses, se tornou popular por volta de 1840. Segundo a lenda, a Duquesa de Bedford, uma das "ladies" da Rainha Vitória, surgiu com a idéia de fazer uma "refeição" ao final da tarde para superar o sentimento de apreensão que ela sentia. A idéia pegou, a qual a Rainha Vitória apoiava cheia de entusiasmo. De fato a Rainha, que era uma notória fanática por chá chegava a atirar sua xícara do outro lado da sala, caso o mesmo não fosse servido dentro dos padrões que ela exigia.
O chá da tarde é tradicionalmente servido por volta das 16:00horas, é uma refeição leve, um lanchinho(snack) ente o almoço e o jantar, que inclui scones(bolinho de trigo), sanduiches(as vezes com bread crosty(croaçã), biscoitos e bolos sortidos(assorted cakes).

O primeiro chá importado pela Grã-Bretanha era "verde", no século XVI. Mas desde o século XIX o chá "preto", é de longe o mais consumido. A maioria dos chás que servem ao gosto Britânico é cultivado na India e Sri Lanka. As misturas mais populares são: Tetley, PG Tips e Brooke Bond. Hoje em dia a maioria das pessoas usam os saquinhos de chá(tea-bags), porém o mais tradicionalistas ainda preferem o loose black tea(chá preto solto).

Preparar uma xícara de chá, segundo os Ingleses, é muito fácil. Você precisa obviamente de chá preto solto de preferência(não aqueles de saquinho), um bule e água fervendo. Uma tradiocional xícara de chá Britânico deve conter um pouquinho de folhas de chá no fundo da xícara(com essas folhas de chá você pode "ler" o futuro), veja como fazer:

Coloque uma colher de "chá" de chá por xicara em um bule previamente aquecido. Derrame água quente e mexa por alguns segundos com uma colher de cabo longo para "elevar" o chá. Deixe que o chá descanse por 2 a 5 minutos. Quanto mais tempo descansar, mais forte e talvez mais amargo o chá deverá ficar. Mexa novamente antes de servir.
Muitos Britânicos adicionam um pouco de leite, este é um hábito que se iniciou quando se imaginava que o chá fazia mal a saúde, então adicionava-se leite numa tentativa de torná-lo mais saudável. Não costuma adicionar limão, mas biscoitos e bolos formam um delicioso acompanhamento para uma xícara de chá.

Espere chegar o inverno e aproveite o chá das 5, que é servido às 4.

1 Comentário:

Giovana Franchini disse...

Realmente, o que eu procurava. Nunca pensei que a cultura inglesa fosse tão interessante, e estava realmente atrás dessa receita para um trabalho escola. Obrigada! (:

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO  

BlogBlogs.Com.Br